sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Importância da Avaliação Nutricional



Essa semana vou falar um pouco da importância da avaliação nutricional, é tão importante quanto ir ao médico fazer exames de rotina, cuidar da alimentação é cuidar da saúde, já diz aquela frase: "Você é o que come". Então vamos procurar orientação, fazer uma avaliação e sempre cuidar da saúde!

A avaliação nutricional busca entender o estado nutricional de um indivíduo através de técnicas utilizadas por nutricionistas, avalia o estado de saúde, os riscos de deficiências nutricionais, o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos e propõe a elaboração de dietas a orientação e acompanhamento nutricional.
O estado nutricional pode ser entendido como o equilíbrio entre as necessidades energéticas e a ingestão de alimentos.

Os métodos utilizados na avaliação nutricional, são:

Dobras Cutâneas – Utiliza-se o adipômetro, é um método que pode ser utilizado associado ao índice de massa corporal (IMC) do paciente.
Índice de Massa Corporal - IMC – é obtido a partir  do peso dividido pela altura ao quadrado, esse método possibilita saber se a pessoa encontra-se dentro do peso indicado. Também permite avaliar se o indivíduo está obeso, porém o IMC não deve ser utilizado isoladamente para avaliação de atletas, pois pode-se confundir hipertrofia muscular com obesidade.
Circunferências – Método de avaliação utilizado para mensurar gordura corporal. Para avaliar o risco de doenças cardiovasculares pode-se analisar as circunferências da cintura e do quadril.

Avaliar o consumo alimentar também é importante na avaliação nutricional assim como exames laboratoriais que irão detectar o excesso ou ausência de nutrientes.

Uma nutrição adequada contribui para uma vida saudável, é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e  a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

Qualquer dúvida estou à disposição,

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário